Barolo – O Extraordinário Vinho Italiano

Postado em 21/05/2021 as 11:40:32
Società Agricola Fortemasso

 O nome Barolo homenageia o nome do vilarejo que fica no centro da região de Barolo. É nas encostas da vila de Barolo e nos 11 municípios vizinhos (Castiglione Falletto, Serralunga d’Alba, La Morra, Monforte d’Alba, Roddi, Verduno, Cherasco, Diano d’Alba, Novello e Grinzane Cavour), esses se localizam na magnifica região italiana denominada Piemonte. Possui uma área de cerca de 2.000 hectares onde sao permitidos a sua produção, que começou em meados do século XIX apesar de ter relatos de produção de vinhos na região que datam o século XIII, mas foi em 1980 que foi regulamenta e se tornou uma região DOCQ ( Denominação de Origem Controlada e Garantida) .

Ele é considerado o rei dos vinhos italianos, é sinônimo de sofisticação, de qualidade superior e que causa verdadeiro encanto em enófilos nos quatro cantos do mundo. Foi amado e apreciado na história por muitos nobres e poderosos.

Uma Parte da História dos Barolos

Existe um detalhe desconhecidos por muitos, que deve-se muito a uma francesa termos hoje os magníficos Barolos para contemplação dos enófilos. Essa surpreendente mulher ficou conhecida como Giulia Falletti di Barolo, pois casou-se com o italiano Carlo Tancredi Falletti di Barolo, proprietário do Palazzo Barolo, esses viveram no século XIX. Havia na época nessa região do norte da Itália vinhos produzidos sem qualidade o que fazia com que os grandes aristocratas importassem vinhos e não os consumiam do próprio local. Esse assunto deixou a Marquesa incomodada que resolveu trazer o enólogo francês Louis Oudart, conhecido na época em ser um dos melhores profissionais do assunto, para criar um grande vinho de qualidade com castas da região.

Nebbiolo – Società Agricola Fortemasso

Nebbiolo

A casta Nebbiolo é uma Vitis vinífera autóctone do Piemonte, tem esse nome devido na época da sua colheita ter bastante nebbia ( névoa ) nos vinhedos. Ela tem características muito peculiares pois é a primeira a brotar comparada as outras uvas, mas a última a completar o processo de maturação fenólica, é exigente quanto ao solo com excelente drenagem e com boa disposição solar. Produz o vinho Barolo com a mais impressionante e poderosa expressão dessa uva, dando a ele mais austeridade, longevidade, poder, personalidade, com taninos e acidez elevada, que fazem parte do verdadeiro DNA dos Barolos.

La Morra by Dayane Casal

Características do Terroir

Divididos por dois pequeninos afluentes do rio Tanaro e o rio Tllòria di Castiglione a região de Barolo está 50 M mais alta que a zona de Barbaresco. A imagem acima retrata bem as diferentes posições, altitudes e sobretudo os vários microclimas das parcelas de produção para este vinho. Nessa área predominam dois tipos principais de solos. Em 2011 algumas comunas optaram por especificar nos seus vinhos produzidos a partir de parcelas com mais qualidade, denominando-os de “Crus“, essas estão dispostas num trecho de cerca de 13 Km da parcela Bussia, localizada em Monforte d’Alba.

Características do Barolo

Um vinho nobre, austero, rico em complexidade de aromas e sabores, acidez e tanicidade elevada, possui uma cor mais clara comparado a outros vinhos tintos potentes. Pode apresentar até um halo âmbar ou acastanhado. Tem um potencial de guarda grande e vale ressaltar que esse assunto até gera sempre uma polemica, já que tradicionalmente os Barolos eram conhecidos por serem só abertos após 10 anos. Na atualidade, algumas excelente técnicas de vinificação vem sendo introduzidas na produção como o afinamento do vinho em barricas menores, permitindo que o vinho possa está presente nas taças dos enófilos mais cedo, sem deixar de respeitar as exigências da legislação vigente do Barolo DOCG .

Livia Fontana e Dayane Casal

Barolos Livia Fontana

Os vinhos Barolos da família Fontana fazem parte de uma linda historia de 200 anos de verdadeira adoração a cultura de produzir grandes Barolos. Livia Fontana nesse momento transmite aos seus filhos Michele e Lorenzo conhecimentos valiosos dos antepassados e que se somam as características de muita energia, entusiasmo, competência e paixão que a oitava geração já ajuda a expressar nos produtos. O resultado dessa soma de gerações e know-how são excelentes vinhos, apreciados em todo o mundo, cheios de tradição e novas tecnologias aplicadas, sempre baseadas em produtos de alta qualidade.

Elena Ercole e Dayane Casal

Barolos Fortemasso

Os vinhos Barolos da vinicola Fortemasso são produzidos no coração desta região fantástica, exatamente em Castelletto, no município de Monforte d’Alba, um lugar encantador. No ano de 2013 a família Gussalli Beretta comprou a Fortemasso com um objetivo claro de continuar a produzir vinhos renomados pertencentes a grandes denominações em uma paisagem de beleza única, e de lá até aqui vem ganhando vários prêmios internacionais com seus magníficos vinhos.

Outros Produtores Fantásticos de Barolos

Uma das viagens mais icônicas para terroirs vínicos sem dúvida foi conhecer a região dos magnificos Barolos. Além do rei dos vinhos italianos pude conhecer outros perfis de vinhos com a casta Nebbiolo e uma surpreendente casta branca chamada Arneis. A região é belíssima em suas paisagem, possui uma encantadora gastronomia piemontesa e um povo muito acolhedor.