Portugal Um Grande País Vinhateiro Sim Senhor

Postado em 18/06/2021 as 16:07:35

Portugal é um país pequenino em área geográfica, mas um verdadeiro gigante em história, cultura, tradição, gastronomia, belezas naturais e sobretudo em grandes vinhos. A cultura vínica nesta pátria remonta a época dos romanos e até os dias de hoje faz parte da cultura dos portugueses.

A riqueza em história pode ser vista pra todo o lado por onde se desloque por terras lusitanas. Um dos pontos turísticos mais visitados do país é sem dúvida a região de Belém em Lisboa e dentre tantos magníficos terroirs vínicos o mais visitado é a região do Vale do Douro, que tem uma das vistas mais fabulosas do mundo dos vinhos, e em 2001 foi classificado pela UNESCO como como Património Mundial.

Mas em terras portuguesas há algo que é sempre unânime, se come e bebe muito bem. A bela combinação de vasta e rica enogastronomia deixa qualquer visitante extasiado de felicidade. De Norte ao Sul do país há uma enorme diversificação de harmonizações, o rei é sempre ele o Bacalhau, mas há inúmeros outros pratos típicos dependendo da região do país em que se esteja, e claro o vinho de escolha deverá sempre ser o que melhor acompanhar a gastronomia local ou o prato escolhido. E um detalhe que fique claro, vinho aqui não falta, há pra todos os bolsos e gostos.

Uma das maiores riquezas vínicas portuguesas sem dúvida, é a diversidade de castas autóctones, para um país de território tão pequeno ter mais de 250 tipos de castas autóctones diferentes é uma grande mais valia. Mas há uma que é destaque em Portugal, a Touriga Nacional.

Muitas dessas uvas tem nomes diferentes dependendo da região do país onde estão sendo produzidas. Como exemplo a Maria Gomes na Bairrada que chama Fernão Pires no Alentejo. Outra curiosidade são os nomes super engraçados de algumas como Rabo de Ovelha, Tinto Cão, Rabigato , Esgana Cão , Donzelinho entre outras…

Ter essa diversidade também contribuiu para que os portugueses ficassem conhecidos por dominar a técnica de produzirem grandes vinhos de lotes, e muitas vezes esse assunto até gera uma certa polêmica devido alguns especialistas defenderem que preferiam ter uma unanimidade de estilo de produção por região, mas controvérsias a parte, graças aos magníficos e incansáveis produtores portugueses, que trabalham muito bem as suas terras , as suas uvas e que transformam-nas num néctar incomparável. O vinho português produzido com as uvas portuguesas são únicos, desculpem lá !!!

Portugal é um grande país vinhateiro sim senhor e produz uma vastidão de tipos e estilos de vinhos diferentes. A começar pelo vinho mais famoso do mundo, o vinho do Porto, um vinho fortificado com água ardente vínica e que tem em sua essência uma grande variedade de uvas sendo utilizadas pra produzi-lo. 

Dependendo da região do país produz-se vinhos mais leves com mais acidez presente como na região do Vinho Verde. Já na região do Dão devido sua localização geográfica e características de relevo , solo e climáticas peculiares é conhecido por ser o berço da casta rainha do país, a Touriga Nacional, onde essa se expressa em sua forma mais plena. Na minha Bairrada, há a Baga que produz vinhos tintos tânicos, estruturados e de longa guarda, essa magnífica casta também produz espumantes elegantes e sofisticados. Na ilha da Madeira se produz o célebre vinho Madeira, produzido de duas formas, pelo método de estufagem ou pelo método de canteiro.
São tantos os tipos de vinhos que esse esplêndido país lusitano produz, que não tem como um enófilo não se apaixonar.

Desbravar os vinhos portugueses é também percorrer o universo do Mundo dos Vinhos, pois este país tem um verdadeiro oceano de vinhos diferentes, e que tal hoje a sua pedida do dia ser abrir um belo vinho português e prestigiar essa pátria lusa com seus magníficos vinhos, afinal os vinhos portugueses estão em todos os continentes e já se destacam com muita qualidade sim senhor !!!